quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Engate a Quinta - Eduardo Neves 12 de março




Flautista, saxofonista e compositor, Eduardo Neves começou a estudar música aos 10 anos de idade. Teve como mestre o grande músico Nicolino Cópia, o Copinha. Aos 16 anos, começou a tocar profissionalmente com grupos de choro em saraus e festivais ao lado do percussionista Marcos Suzano e de Rodrigo Lessa. Convidado do grupo Indústria Brasileira, Eduardo Neves se apresenta pelo projeto Engate a Quinta no Espaço Brasil Telecom no dia 12 de março, às 21 horas.

Em 1987, o músico já fazia parte das bandas de Tim Maia e Luiz Melodia. No ano seguinte, fundou o trio Trato a Três ao lado de Rafael Vernet (piano) e Xande Figueiredo (bateria e percussão). Integrou, ainda, o grupo de choro Nó em Pingo D'Água. Em 1993, tocou com Hermeto Pascoal e participou de uma turnê européia. Apresentou-se no Montreux Jazz Festival, além de festivais em Roma, Inglaterra, Espanha Bélgica e França. Um ano depois, lançou o CD instrumental "Balya" com o Trato a Três.

A partir de 1997, Eduardo Neves começou a tocar com o percussionista Marcos Suzano, com quem gravou CDs premiados. Os músicos se apresentaram na Europa e no Japão. Em 1998, integrou um grupo com o inusitado nome "Pagode Jazz Sardinha's Club". Além dele, faziam parte Rodrigo Lessa (bandolim, bandarra, violão de aço e voz), Roberto Marques (trombone), Lula Galvão (violão e guitarra), Xande Figueiredo (bateria), Marcos Esguleba (percussão) e Edson Menezes (baixo). Com a música que levava o mesmo nome do grupo, criada por Eduardo Neves e Rodrigo Lessa, foram indicados ao Prêmio Sharp 99 como "Melhor Música Instrumental". Quatro meses após o lançamento, o disco, com produção e distribuição independentes, atingiu a segunda tiragem e colocação no top list da Sweden Jazz Web - um dos mais importantes sites de jazz mundiais. O trabalho também foi lançado no Japão pelo selo Nippon Crown Records.

Atuou, ainda, como músico em shows e estúdio com Elton Medeiros, Johnny Alf, Nei Lopes, Dona Ivone Lara, Milton Nascimento, Guinga, Joyce, Ed Motta, Paulinho da Viola, Margareth Menezes, Elza Soares, entre outros. Atualmente, Eduardo Neves integra a banda de Zeca Pagodinho.

Eduardo Neves na internet: http://www.myspace.com/eduardoneves

Quando: 12 de março, às 21 horas

Classificação indicativa 12 anos

Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia entrada para estudantes, professores, idosos e clientes celular pós-pago Brasil Telecom). À venda na bilheteria do teatro (de terça a sexta das 12 às 19 horas, sábado, das 14 às 22h. Aos domingos, a bilheteria funciona somente quando há espetáculo, a partir das 16h).

Nenhum comentário: